Supercomputador Summit torna-se o mais rápido do Mundo com 200 PFLOPS
A lista dos supercomputadores mais potentes do Mundo tem um novo número 1, o Summit, instalado no Oak Ridge National Laboratory nos E.U.A. e gerido pelo Departamento de Energia, o novo super computador vem destronar a posição cimeira do Sunway TaihuLight instalado na cidade de Wuxi na China e até agora o número 1 da lista TOP500.
O novo super computador Summit foi desenvolvido pela IBM e conta com uma arquitectura híbrida com CPU IBM POWER9 (22-cores) e GPU NVIDIA TESLA V100 (640 Tensor cores + 5120 CUDA cores) utilizando a micro-arquitectura Volta, será constituído por 4608 servidores, cada um com 2 CPU e 6 GPU com uma capacidade de 42 teraFLOPS (TFLOPS), no total contará com 9216 CPU e 27648 GPU o que permitirá a capacidade total do sistema chegar aos 200 petaFLOPS (PFLOPS).
São números de elevada grandeza que impressionam mas não se ficam por aqui, destaque ainda para a memória total superior a 10 PB, a capacidade de armazenamento a chegar aos 250 PB e energia consumida de 13 MW, toda esta capacidade do Summit será utilizada para os mais variados fins científicos permitindo obter resultados mais rapidamente e resolver problemas actuais para um futuro melhor.
Como última curiosidade o sistema operativo será o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para conhecer ainda mais em detalhe este novo sistema nada como passar na página dedicada em https://www.olcf.ornl.gov/summit/, e não deverá demorar muito tempo até que um novo super computador apareça para destronar o Summit.
Notas: FLOPS = Floating-Point Operations Per Second, 1 tera- = 1012 , 1 peta- = 1015
[ ORNL Launches Summit Supercomputer | TOP500 Supercomputer Sites ]