Google simplifica reCAPTCHA mantendo bots e scripts à distância
Qualquer pessoa que utilize a Internet já se terá cruzado com o sistema de segurança reCAPTCHA, uma evolução do sistema CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) desenvolvida em ambiente académico e que actualmente pertence ao universo Google que tem como função evitar a utilização abusiva de recursos.
O reCAPTCHA recorre a duas strings distorcidas para garantir que o acesso ou o registo a um serviço seja feito apenas por utilizadores reais e evitando também acessos massivos que poderiam inutilizar o mesmo serviço por parte de bots ou scripts abusivos.
Embora este sistema seja eficaz acarreta também um grau de dificuldade acrescido para os utilizadores legítimos que por vezes podem ter dificuldade em perceber os caractereres presentes na imagem, assim foi apresentada uma nova versão ro reCAPTCHA que se torna mais simples para os utilizadores mantendo as utilizações abusivas afastadas.
Utilizando uma análise mais detalhada esta nova versão vai apenas exigir um clique numa checkbox, nos casos em que não seja possível detectar com exatidão será então proposto a introdução dos caractereres apresentados quer seja em texto distorcido quer seja com imagens de números.
E com o mercado móvel a assumir um peso cada vez maior a validação de equipamentos móveis como smartphones ou tablets fica também mais simplificada ao ser apresentada uma matriz de imagens em que o utilizador tenha de escolher as que se relacionam com uma outra imagem apresentada.
[ Are you a robot? Introducing “No CAPTCHA reCAPTCHA” ]