Este tutorial é especialmente dedicado aos utilizadores de WordPress que pretendam alterar a directoria de instalação do mesmo mantendo o endereço "root" do site mas com os ficheiros do blog numa sub-directoria.O WordPress é flexível o suficiente para permitir por exemplo ter um blog no endereço http://blog.com sem que os ficheiros do blog estejam na directoria root do site (a /public-html) mas sim numa sub-directoria, por exemplo http://blog.com/wordpress.Isto é bastante útil para ter alguma organização no alojamento web em especial se no mesmo alojamento estiverem outras instalações (scripts) como phpBB, Joomla, Drupal entre outras, permitindo aceder ao blog pelo endereço root do site(neste exemplo http://blog.com) sem que os ficheiros estejam na directoria principal do mesmo.Para fazer a alteração é necessário seguir correctamente os seguintes passos:
Como em qualquer alteração no WordPress é sempre aconselhado fazer um backup total do blog, os seja ficheiros e base de dados.
Criar a directoria onde ficarão os ficheiros do WordPress na /public-html via FTP (preferencialmente) ou cPanel, neste exemplo seria a pasta wordpress, ou seja ficaria com esta localização /public-html/wordpress.
Aceder à instalação actual do WordPress e escolher no menu esquerdo a opção Settings.
Nessa página (General Settings) alterar o campo WordPress address (URL) para a directoria criada, neste exemplo seria http://blog.com/wordpress.
E no campo Blog address (URL), alterar para o endereço root do site, neste caso http://blog.com.
Feita esta alteração é guardar as novas definições através do botão Save Changes, é apresentada uma mensagem de erro e neste momento o blog não funciona pois os ficheiros ainda não estão no sítio correcto.
Mover todos os ficheiros do WordPress para a directoria criada anteriormente.
Copiar o index.php e o .htaccess (se existir) da nova directoria para o root do site, onde estavam anteriormente todos os ficheiro.
Com a ajuda de um editor de texto abrir o index.php acabado de copiar e procurar a linha onde está require('./wp-blog-header.php'); e alterá-la para require('./wordpress/wp-blog-header.php'); onde wordpress é a directoria criada.
Finalmente e se tudo foi feito correctamente o blog está agora numa subdirectoria do site mas acessível com se estivesse no root de forma transparente para os utilizadores.