Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

João Bernardo

/home/bernardolx

/home/bernardolx

Mozilla lança Firefox 83 com HTTPS-Only Mode

 

A Mozilla acaba de lançar a octogésima terceira versão do seu web-browser Firefox, como habitualmente incluindo correcções e optimizações mas também introduzindo algumas novidades que vêm reforçar a sua capacidade, destaque para as melhorias no motor de JavaScript - o SpiderMonkey, permitindo agora uma abertura de páginas web cerca de 15% mais rápida e na redução no consumo de memória em cerca de 8%.

 

Uma nova função disponível nativamente é o HTTPS-Only Mode que permite aumentar a segurança na navegação web ligando sempre aos sites pela versão segura do HTTP, não sendo possível fazê-lo alertando o utilizador se pretende continuar com a ligação não segura, algo que até agora apenas era possível recorrendo a extensões como a HTTPS Everywhere da EFF, esta novidade é de fundamental importância pois permite que a informação das páginas web seja transmitida de forma segura entre a origem e o web-browser, é possível activar esta função em "Preferences" no menu "Private & Security" em todas as janelas (por omissão não se encontra activa).

 

A função Picture-in-Picture foi também melhorada e suporta agora atalhos do teclado permitindo avançar/recuar e controlar o volume sem recorrer ao rato, a lista de atalhos pode ser consultada na página de suporte ao PiP, outra melhoria introduzida foi no suporte a ficheiros PDF com suporte ao AcroForm, sendo assim possível além de abrir, preencher formulários e imprimir sem recorrer a outro software externo ao web-browser.

 

Firefox 83.0, See All New Features, Updates and Fixes ]

 

Intel apresenta a décima primeira geração de processadores Core

11th Gen Intel Core Badges.jpg

A Intel apresentou os primeiros CPUs da sua décima primeira geração, codename "Tiger Lake" com transístores de 10nm, para computadores portáteis, num total de 9 chips divididos em duas classes: UP3 com uma TDP de 12 a 28W e UP4 com 7 a 15W.

 

Alguns dos novos processadores vêm equipados com o Intel Iris Xe para uma melhor desempenho gráfico nas mais variadas tarefas e uma utilização optimizada de energia mesmo em frequências mais altas de operação comparado com as gerações anteriores.

 

Os principais detalhes de CPUs UP4 apresentados:

  • Intel Core i7-1185G7 (4C/8T) com Intel Iris Xe, 12MB de cache @ 3.0 GHz de frequência base (4.3 GHz Turbo);
  • Intel Core i7-1165G7 (4C/8T) com Intel Iris Xe, 12MB de cache @ 2.8 GHz (4.1 GHz Turbo);
  • Intel Core i5-1135G7 (4C/8T) com Intel Iris Xe, 8MB de cache @ 2.4 GHz (3.8 GHz Turbo);
  • Intel Core i3-1125G4 (4C/8T) com Intel UHD Graphics, 8MB de cache @ 2.0 GHz (3.3 GHz Turbo);
  • Intel Core i3-1115G4 (2C/4T) com Intel UHD Graphics, 6MB de cache @ 3.0 GHz (4.1 GHz Turbo);

 

E os detalhes dos CPUs UP3:

  • Intel Core i7-1160G7 (4C/8T) com Intel Iris Xe, 12MB de cache @ 1.2 GHz (3.6 GHz Turbo);
  • Intel Core i5-1130G7 (4C/8T) com Intel Iris Xe, 8MB de cache @ 1.1 GHz (3.4 GHz Turbo); 
  • Intel Core i3-1120G4 (4C/8T) com Intel UHD Graphics, 8MB de cache @ 1.1 GHz (3.0 GHz Turbo); 
  • Intel Core i3-1110G4 (2C/4T) com Intel UHD Graphics, 6MB de cache @ 1.8 GHz (3.9 GHz Turbo); 

 

Intel Launches World’s Best Processor for Thin-and-Light Laptops: 11th Gen Intel Core ]

 

Nearby Share disponível brevemente em Android para partilha de proximidade

O Android vai receber brevemente uma funcionalidade à muito desejada pelos seus utilizadores, a partilha de dados entre equipamentos localizados no mesmo espaço físico sem a necessidade de recorrer a ligações à Internet, com a opção Nearby Share.

 

Com esta nova opção será muito mais fácil e rápido partilhar ficheiros, fotografias, links ou páginas web por exemplo com equipamentos nas redondezas sem recorrer a serviços de terceiros para o fazer, podendo o receptor aceitar ou rejeitar a partilha. O protocolo utilizado pode variar consoante o equipamento ou a disponibilidade entre Bluetooth, Bluetooth Low Energy, NFC, WebRTC ou via P2P WiFi.

 

O Nearby Share foca-se também na segurança e privacidade dos utilizadores, não sendo necessário a partilha de um número móvel ou o username de uma aplicação entre utilizadores, é ainda possível definir a visibilidade como "invisível", "visível apenas para alguns contactos" ou "visível a todos".

 

Numa primeira fase apenas equipamentos Pixel e alguns da Samsung vão disponibilizar esta opção, sendo que mais se seguirão futuramente, uma opção que vem facilitar e acelerar certamente a partilha local de dados entre equipamentos Android.

 

Instantly share files with people around you with Nearby Share ]

 

Mozilla lança serviço próprio de VPN

Mozilla VPN.png

 

A Mozilla, empresa/comunidade que desenvolve vários projectos de software open-source e mais conhecida pelo desenvolvimento do web-browser Firefox acaba de apresentar um novo produto, a Mozilla VPN, um serviço para garantir mais segurança e privacidade no acesso à Internet.

 

Os serviços de VPN (Virtual Private Network) têm ganho cada vez mais importância não só em ambiente empresarial mas também para os utilizadores individuais que pretendem ter uma maior segurança enquanto navegam na Internet e não estarem directamente expostos às várias ameaças enquanto o fazem.

 

Nesta primeira fase o serviço estará disponível em seis países (Canadá, E.U.A., Malásia, Nova Zelândia, Singapura e no Reino Unido) e terá uma mensalidade de US$5, estando já disponível para Android, iOS e Windows e numa fase posterior para Linux e MacOS.

 

A Mozilla anuncia que o serviço apresenta rápidas velocidades recorrendo ao protocolo WireGuard, contando com mais de 280 servidores em mais de 30 países e tendo como parceira a Mullvad com políticas de privacidade exigentes e sem registo na actividade de navegação.

 

[ Mozilla VPNMozilla Puts Its Trusted Stamp on VPN ]

 

WhatsApp introduz opção de envio de dinheiro no Brasil

WhatsApp Facebook Pay Brasil.png

 

A aplicação de mensagens de maior sucesso mundial, o WhatsApp (adquirida pelo Facebook em 2014) acaba de introduzir a opção de pagamentos directamente para os utilizadores individuais e pequenos comerciantes no Brasil.

 

Esta novidade vem facilitar a interacção e o consumo por parte dos utilizadores/comerciantes que ficam com a opção de enviar e receber dinheiro directamente a partir do WhatsApp com base na plataforma Facebook Pay, a segurança é fundamental e nesse sentido as transacções requerem um PIN ou a impressão digital para evitar erros ou fraudes.

 

A plataforma suporta cartões de débito e crédito nesta primeira fase do Banco do Brasil, do Nubank e do Sicredi tanto nas redes Visa como Mastercard, podendo no futuro haver outros bancos a juntarem-se à plataforma, mais informações em https://www.whatsapp.com/payments/br, a  utilização por parte de pessoas individuais é gratuita e aos comerciantes é aplicada uma taxa.

 

Bringing Payments to WhatsApp for People and Small Businesses in Brazil ]

 

Cabo submarino 2Africa planeado com 37k km e 180 Tbps

2Africa Cable.jpeg

 

Os cabos submarinos de telecomunicações são cruciais para a ligação entre continentes e fornecem uma segurança e capacidades cada vez maiores à medida que a procura de dados global aumenta, um novo projecto foi anunciado - o 2Africa, um cabo que servirá principalmente o continente africano e que terá cerca de 37k km e uma capacidade máxima de 180 Tbps.

 

O projecto junta várias empresas da área, incluindo a China Mobile, o Facebook, a Orange, a Telecom Egypt, a Vodafone entre outros, e será construído pela Alcatel Submarine Networks (ASN), ligará 23 países na Europa (incluindo Portugal), em África e no Médio Oriente podendo no futuro vir a ligar outros através de BU (branching units) ao longo do trajecto, está prevista a sua entrada ao serviço até 2024.

 

O 2Africa utilizará uma nova tecnologia da ASN - o SDM1 (Spatial Division Multiplexing) e utilizará 16 pares de fibra óptica conseguindo assim ter uma enorme capacidade e suportar o aumento de tráfego esperado com as redes de telecomunicações fixas e móveis.

 

[ 2AfricaBuilding a transformative subsea cable to better connect Africa ]

 

Samsung apresenta os novos Galaxy S20 e Z Flip

Galaxy-S20-S20-Plus-S20-Ultra.jpg

A Samsung revelou no seu evento Unpacked 2020 em São Francisco nos E.U.A. os seus novos smartphones para 2020 na gama "S", o Galaxay S20 em diferentes versões e com um grande destaque para as câmaras e o Galaxy Z Flip com ecrã dobrável.

Como habitualmente neste evento a Samsung apresentou o seu novo topo de gama que estará disponível em três versões: o Galaxy S20, o Galaxy S20+ e o Galaxy S20 Ultra, todos eles também com suporte a redes móveis 5G:

 

  • Galaxy S20, com ecrã AMOLED de 6.2 polegadas (15.7 cm) com resolução de 3200x1440 pixels, bateria de 4 Ah, e três câmaras principais com uma Ultra Wide de 12MP F2.2, uma Wide Angle também com 12MP F1.8 e uma Telephoto de 64MP F2.0, a frontal conta com 10MP;

 

  • Galaxy S20+, com ecrã de 6.7 polegadas (17 cm) com a mesma resolução do S20, uma bateria de 4.5 Ah e um conjunto de quatro câmaras que além das do irmão mais novo S20 inclui uma DepthVision;

 

  • Galaxy S20 Ultra, o topo de gama com as melhores características, com um ecrã de 6.9 polegadas (17.5 cm), uma bateria 5 Ah e um conjunto de câmaras de luxo, uma Ultra Wide de 12MP F2.2, uma Wide Angle de 108MP F1.8, uma Telephoto de 48MP F3.5 e uma DepthVision, a frontal conta com um sensor de 40MP F2.2.

 

Hardware de topo e características de luxo com destaque para a gravação de vídeo em 8K (4320p) nas câmaras principais e 4K nas câmaras frontais, o ecrã com suporte a 120Hz com resolução Full HD (1080p), memória RAM de 8, 12 ou 16GB e memória interna de 128, 256 ou 512 GB com possibilidade de adicionar espaço extra com cartões microSD, finalmente os carregamentos rápidos também estão presentes com suporte a USB PD 3.0, no S20 e S20+ até 25W e na versão Ultra até 45W.

 

Os preços como expectável são elevados e começam nos €900 para o S20, €1000 para o S20+ e €1400 para o S20 Ultra, com uma oferta para os primeiros compradores de uns Galaxy Buds+, os auscultadores portáteis melhorados da Samsung também apresentados no evento.

Galaxy-Z-Flip.jpg

E depois dos problemas e pouco sucesso do Galaxy Fold a Samsung lança agora o Galaxy Z Flip também com o ecrã dobrável de 6.7 polegadas FHD+ (2636x1080 pixels) que promete ser uma revolução tecnológica no modo como o ecrã é utilizado permitindo ter um equipamento do tamanho de uma carteira que quando aberto permite ter um ecrã "inteiro" de luxo.

 

Full Video Replay: Galaxy Unpacked 2020 ]

 

Cloudflare reforça segurança nas ligações à Internet com o WARP

Cloudflare Warp.png

Depois de no final do ano passado a Cloudflare ter lançado o serviço público de DNS 1.1.1.1 (link do post) com suporte a DoH (DNS over HTTPS) e DoT (DNS over TLS) para uma maior segurança nos pedidos DNS chega agora o WARP que vem complementar o primeiro, permitindo assim garantir a segurança na navegação não só dos pedidos DNS como também do todo o tráfego para a Internet.

 

O desenvolvimento sofreu alguns atrasos dada a complexidade mas está já disponível uma actualização da aplicação 1.1.1.1 para sistemas Android e iOS que permite utilizar ambos os serviços consoante a necessidade de cada utilizador, o WARP funciona de forma idêntica a uma VPN e está disponível em duas versões: uma gratuita e outra paga, o WARP+ com uma mensalidade que varia consoante a região do Mundo (EU/PT €3.99).

 

Para garantir velocidades e utilizações mais rápidas a Cloudflare optou por utilizar o protocolo WireGuard em vez de outros protocolos mais antigos e desadequados para equipamentos como smartphones e tablets, para uma visão mais detalhada da implementação o post The Technical Challenges of Building Cloudflare WARP no blog da Cloudflare explica os detalhes do WARP.

 

A aplicação 1.1.1.1 é altamente recomendada para todos os utilizadores com equipamentos Android e iOS pois garante um aumento muito significativo na utilização da Internet, quer para os pedidos DNS quer agora com o WARP em redes wireless abertas e/ou públicas para uma maior privacidade, a sua utilização não podia ser mais simples bastando activar num botão o serviço, sendo também possível alterar algumas configurações na ligação para utilizadores mais avançados.

 

WARP is here (sorry it took so long) ]

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

PGP

Key ID: 6E0E42C31AB8377D | ECC (ed25519)
Fingerprint: 1EB3 F7FB D037 43A7 2FCB
1199 6E0E 42C3 1AB8 377D

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2011
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2010
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2009
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D